874 Visualizações

Carnaval? Pule fora dessa!

Carnaval? Pule fora dessa!

            A palavra carnaval vem da expressão em latim “ carnis valles”  que significa prazeres carnais.

Segundo o dicionário Michaelis, carnaval quer dizer  “período de folia durante o qual, com o afrouxamento das normas morais, se dá o irromper de recalques, por meio de danças, cantos, trejeitos e indumentária diversa da habitual”.

            Essa festa teve provável origem na Grécia em meados dos anos 600 a 500 a.C, onde os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade e produção do solo. Desde seu início até os dias de hoje, esse período é marcado pelo lema do “pode tudo”, percebeu na definição do Michaelis que há um afrouxamento das normas morais, ou seja, tudo aquilo que, durante o restante do ano é imoral, no carnaval é moralmente legal.

            Mas o que será que a Bíblia nos diz a respeito disso? A Palavra de Deus afirma que somos a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para anunciarmos as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Somos orientados por Deus a não tomarmos a forma desse mundo e sim transformá-lo pela renovação da mente, somos chamados para sermos santos porque Ele é Santo!

            Amado, se o carnaval é a festa da carne, participar dessa festa é ir contra tudo o que a Bíblia nos ensina! O apóstolo Paulo trata a respeito disso quando, no cap. 5 de Gálatas ele compara as horríveis obras da carne com as maravilhas do fruto do Espírito. Se somos de fato cristãos não devemos nos envolver com festas pagãs onde os prazeres da carne são exaltados, preste atenção no conselho que Paulo nos deixa: “E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.

Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito” (Gálatas 5:24-25).

            Pense nisso!

            Paz de Cristo

Lisério Canedo